Equipe Extraordinária

O Designer

Rico Bacellar é designer gráfico, de produto e de exposições, formado pela ESDI/UERJ, com passagem pela FH Potsdam/Alemanha. No mundo bidimensional, desenvolve as capas brasileiras para autores como George R. R. Martin, Robin Hobb e Brandon Sanderson. No tridimensional, criou um jogo com laser, uma câmera estereoscópica e um golf caddy motorizado. O último lhe rendeu alguns prêmios, como o iF Product Design Awards e o Design Preis. Na área de exposições, trabalha com divulgação científica, projetando brinquedos e aparatos interativos. Trabalhou no projeto de sinalização da Copa do Mundo FIFA 2014 e, atualmente, desenvolve produtos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nas horas vagas (que horas vagas?), gosta de criar máquinas e traquitanas feitas de Lego para relaxar.

O Autor

Enéias Tavares Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na Universidade Federal de Santa Maria e diretor do Centro de Pesquisas William Blake (www.ufsm.br/williamblake). Escreve ficção desde que tinha seis anos de idade (se é que rabiscos num pedaço de papel que o próprio considerava histórias em quadrinhos podem ser chamadas de ficção). Criou Brasiliana Steampunk em setembro de 2013, aglutinando velhas ideias para romances não terminados, heróis da literatura brasileira e verniz retrofuturista. Desde então, tem sido visto na companhia de pessoas suspeitas em fantasias exóticas. Sua base de operações é Santa Maria (RS).

O Editor

Affonso Solano Affonso Solano é escritor, ilustrador, editor e podcaster. Juntamente com Roberto Duque Estrada e Rodrigo Cardoso, criou o podcast “Matando Robôs Gigantes”, que conta também com Diogo Braga, que aborda, com humor, assuntos relacionados a cinema, jogos eletrônicos, quadrinhos e cultura pop. Em 2013, lançou seu primeiro romance, O Espadachim de Carvão. Como ilustrador, já trabalhou para empresas como TV Globo, TV Record, Image Comics e Warner/Chappell. É também colunista de jogos eletrônicos do TechTudo, página de tecnologia do Globo.com. Atualmente, é também o curador do Selo Fantasy, da Casa da Palavra/LeYa, além de responsável pelo podcast Hora Super! Sua base de operações é Rio de Janeiro (RJ).

O Capista

Rodney Buchemi Rodney Buchemi é ilustrador e quadrinista, embora sua formação seja em Design de Interiores (?!), com trabalhos publicados no exterior e no Brasil. Entre seus trabalhos, desenhou quadrinhos para Marvel Comics, publicadas em Marvel Adventure Avengers 28, Hulk 600, X-Men Forever 21 e 23 e Incridible Hercules 126 e 133-139 e para a DC Comics, como Liga da Justiça Giant Size 01, Flashpoint Legion of Doom 01-03, além de números especiais de New 52 – Green Lantern e Samallville Season 11. É também professor e coordenador do curso de Especialização em Histórias em Quadrinhos do Studio A4, em Contagem (MG). Sua base de operações é Belo Horizonte (MG).

O Web Designer

Bruno Accioly Bruno Accioly é escritor, designer, ilustrador digital, analista de sistemas e um dos fundadores do Conselho SteamPunk. Além de diretor da dotweb, é o criador da série Crônicas Póstumas, série digital que relê os heróis de Machado de Assis num cenário retrofuturista. Sua base de operações é Rio de Janeiro (RJ).

O Tarólogo

Cândido Ruiz R. Cândido é tarólogo e editor do Selo Taberna. Por ser fã inveterado de ficção cientifica, fundou em 2008, ao lado de Bruno Accioly, o Conselho SteamPunk. Desde seu primeiro contato com o tarô, aos nove anos de idade, estuda os arquétipos representados nas lâminas e simbolismo que os arcanos compartilham com o universo mitológico. É também um dos organizadores da Steam Com, maior evento brasileiro de steampunk, que acontece em Paranapiacaba (SP). Sua base de operações é São Paulo (SP).

A Ilustradora

Jessica Lang Jéssica Lang é designer, ilustradora e fotógrafa. Trabalha com o escritor Enéias Tavares em diversos projetos envolvendo Brasiliana Steampunk. Também desenvolveu a capa e as ilustrações do romance Santuário, de Andrio Santos, além de trabalhar com o autor em outros projetos. Atualmente, dedica-se a composição de livros ilustrados e acabou de por as mãos na sua primeira TARDIS. Sua base de operações é Cruz Alta (RS).

O Ilustrador

Karl Felippe Karl Felippe alterna entre materiais e estilos quando está em sua persona de artista plástico, e quando não está trabalhando em desenhos e esculturas, ele tenta ficar fora do radar das sociedades secretas que podem ou não ter grande influência da cidade em que vive. Ele conversa através de verbetes de enciclopédia e filtra informações recebidas através de uma grade de referências formada quase exclusivamente de ficção e histórias de pessoas que já morreram. As vezes ele escreve uma coisa ou outra. É Comendador da Ordem da Jarreteira do Conselho SteamPunk por ter sido uma das figuras chave na fundação do Conselho SteamPunk. Sua base de operações é São Paulo (SP).

X